quinta-feira, 5 de março de 2015

TICs e Educação - O Papel do Professor

A internet trouxe consigo mudanças sociais, políticas e econômicas que vieram para ficar. É possível que ela evolua ainda, que se altere, mas algumas das coisas que ela proporcionou à nossa cultura não têm mais volta. Neste sentido, menciono especialmente o fato de atualmente estarmos todos conectados, seja em casa ou no trabalho, seja pelos dispositivos móveis ou computadores desktops, a qualquer hora, em qualquer lugar. Além de podermos acessar a rede com imensa facilidade, também nos tornamos "reféns" dela, pois podemos ser igualmente acessados e localizados. Mas, é bem verdade que, apesar de sermos localizáveis, podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo. A isto, dá-se o nome de ubiquidade.


A rede é construída e mantida por todos os seus usuários e a quantidade de informações que circulam por ela é incontável. Não só as informações são numerosas, mas também os recursos por ela oferecidos. E é exatamente em meio a tantas informações e recursos que o internauta se perde. Não é incomum ligarmos um dispositivo para, por exemplo, comprar o ticket de um show e, após horas de navegação na web, termos esquecido completamente de fazê-lo. Cada internauta costuma ter seu próprio ritual de utilização da internet. Eu, por exemplo, sempre acesso determinados sites ou aplicativos ao ligar o computador. Abro várias abas no meu navegador e acesso minhas duas contas de email, o Facebook, por vezes acesso meu portal acadêmico e só então vou atrás do meu real objetivo na internet. Confesso que após este percurso inicial, não é raro eu me distrair com outros assuntos e esquecer o que ia mesmo fazer no computador.

No entanto, ainda que a rede tenha um grande potencial para distrair seus usuários, não podemos deixar de reconhecer seus infinitos benefícios. As crianças e jovens de hoje já estão tão imersos nesse contexto que mal conseguem desconectar-se da internet. Para eles, acessar informações a qualquer hora e de qualquer lugar é uma prática comum e que, muitas vezes, incomoda uns e outros, a citar professores adeptos de uma educação mais tradicional e hierárquica, na qual eles eram os principais detentores do conhecimento, figuras de poder. Hoje não há nada mais sábio do que a rede. Lá estão todas as informações possíveis e imagináveis. Portanto, a internet (principalmente a acessada pelos dispositivos móveis) tem sido para muitas escolas um monstro assustador e, por não saberem lidar com isso, fazem uso de uma estratégia que sempre é mal sucedida: proíbem seu acesso.

Com isso, deixam seus alunos frustrados e tentam ensiná-los de forma completamente descontextualizada de sua realidade, tornando assim a escola desinteressante. Ao meu ver, professores que resistem à incorporação dos recursos da rede e das TICs em suas práticas estão fadados ao fracasso e, por que não, à morte de suas carreiras profissionais.

É fundamental que qualquer profissional do séc. XXI busque constante atualização para ter sucesso profissional. Em um cenário de excesso de informações, tudo o que não se renova é rapidamente abandonado, cai em desuso, é substituído por algo mais moderno. Assim acontece com informações, recursos e também com pessoas. O professor não está livre disso. Negar o avanço das tecnologias não garantirá que ele não seja vítima dela.

O papel do professor está mudando e o que precisa ser ensinado hoje é como utilizar todos os recursos que a rede nos disponibiliza. Como filtrar, selecionar, saber aproveitar o mar de informações lá existente. Qualquer um pode publicar o que quiser na internet, mas é preciso formar alunos que saibam avaliar quais destas informações são merecedoras de confiabilidade, credibilidade. É preciso orientá-los também a respeito das diferenças existentes entre informações online e informações impressas e porquê é importante saber fazer uso de recursos variados.

Sobretudo, podemos dizer que o papel do professor é o de formar seres humanos íntegros, éticos e qualificados para atuar no mundo fora da escola. Porém, o mundo não é estático. Ele muda e não é concebível que o professor não o acompanhe.

Imagens:

Um comentário:

  1. Gracias, but, can you dublicate articles on english? I would be very pleased! You can find help with translating your writing content at this service http://usessaywriters

    ResponderExcluir