terça-feira, 5 de maio de 2015

Press Release - Artigo da Revista PUC Campinas

Anteriormente, divulguei (aqui) a publicação de um artigo meu e do Prof. Dr. Sérgio Leite, sobre minha pesquisa de iniciação científica (A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica), realizada na UNICAMP e financiada pela FAPESP.

Logo após recebermos a notícia da publicação, fomos também solicitados a elaborar um PRESS RELEASE do artigo, que foi igualmente publicado pela Revista de Educação da PUC Campinas (v.19, n.3, 2014). Abaixo, segue o texto, que também pode ser acessado clicando-se AQUI.


Estudo explora a importância da afetividade nas práticas de orientação de pesquisa

Bruna Mazzer Nogueira 
Sérgio Antônio da Silva Leite  

São inúmeros os estudos científicos na área da educação que se dedicam à relação professor-aluno. Porém, as práticas desenvolvidas pelos professores orientadores de pesquisa científica e seus orientandos raramente são objetos de estudo, o que gera uma carência de dados e materiais sistematicamente formalizados que possibilitem um conhecimento consistente sobre a atividade de orientar. Assim, entende-se que muitos jovens professores mostram-se despreparados para o exercício de suas funções de orientação: nesta situação, baseiam-se, unicamente, em suas experiências prévias como orientandos, segundo dados disponíveis. Neste sentido, baseando-se na abordagem histórico-cultural, é possível supor que a qualidade do processo de orientação será fundamental para o tipo de relação que será estabelecida entre o orientando e a prática de pesquisa.

Atentos a essa questão, Nogueira e Leite desenvolveram um estudo de caso que investigou práticas que favoreceram não apenas o estabelecimento de uma relação afetivamente positiva entre a orientadora e a orientanda, mas, sobretudo, que proporcionaram a aproximação entre o sujeito (orientanda) e o objeto (a pesquisa científica). A análise dos relatos da orientanda possibilitou a organização de núcleos temáticos evidenciando práticas pedagógicas da orientadora que tiveram impactos afetivos positivos e que contribuíram para uma mediação pedagógica bem sucedida, do ponto de vista da orientanda.

A referida pesquisa, realizada como parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo do Afeto da Faculdade de Educação da Unicamp, teve suas bases teóricas fixadas na área da Psicologia, principalmente em Vigotski e Wallon, autores de grande importância no estudo da afetividade. Os dados foram coletados e analisados através do procedimento de entrevistas recorrentes, segundo a perspectiva da pesquisa qualitativa. Os diversos aspectos da pesquisa, bem como seus resultados, foram publicados na Revista de Educação da PUC-Campinas, v.19 n.3, 2014, em um artigo intitulado “A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica”. 

O estudo, desenvolvido como pesquisa de iniciação científica, foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sendo obedecidos todos os cuidados éticos durante sua execução. 




PRESS RELEASE 

NOGUEIRA, Bruna Mazzer; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v.19, n.3, p.249-259, set./dez., 2014. ISSN 1519-3993. http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2852    


Imagem:  http://enterrasolutions.com/media/data-brain1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário