quarta-feira, 22 de abril de 2015

Meu PLE - Representações Visuais

Explicado o que é um PLE (Personal Learning Environment), resta agora apresentar uma representação visual do meu próprio Ambiente Pessoal de Aprendizagem.

Na verdade, ao dedicar-me a tal tarefa, acabei por elaborar não apenas uma representação visual, mas algumas, que expõem de formas diferentes minhas interações na rede. Em primeiro lugar, apresento a nuvem de palavras ao lado, criada com o Wordle. Nela foram incluídas as atividades às quais costumo me dedicar e os recursos que geralmente busco quando utilizo-me da rede para aprender algo.

Em seguida, pensei nos programas, ferramentas, sites e aplicativos que mais acesso e criei a seguinte imagem:

clique na imagem para ampliá-la

Os recursos disponíveis na web são inúmeros, crescem e se renovam a cada minuto. Eu certamente poderia acrescentar diversos outros itens na imagem acima, mas concentrei-me naquilo que mais acesso e utilizo atualmente. Esses programas, ferramentas, sites e aplicativos servem para que eu aprenda de maneira informal, alinear e interativa. Minhas principais interações são com familiares, amigos próximos, colegas de trabalho ou de curso, professores, alunos e até mesmo com desconhecidos. Com cada um deles, interajo de formas específicas, como representado na tabela abaixo:



Alguns recursos são mais ou menos apropriados para cada tipo de interação, mas não existem regras concretas, tudo depende de escolhas pessoais. O Second Life, por exemplo, pode ser utilizado para interagir com amigos próximos, familiares, alunos ou desconhecidos. No meu caso particular, acessei esse mundo virtual apenas em situações específicas para realizar atividades do mestrado e, por isso, interagi exclusivamente com professores e colegas de curso. Quero ressaltar também que as informações expostas na tabela acima não esgotam as possibilidades de interação disponíveis, tratam-se apenas das maneiras pelas quais mais interajo com cada pessoa.

Retornando as atenções para a segunda imagem aqui publicada, optei por reorganizar algumas das informações lá contidas. Valendo-me de recursos mencionados, somados a outros que considerei igualmente pertinentes, experimentei pela primeira vez um aplicativo disponível online para a criação de mapas conceituais: imindmap. Deixo aqui o resultado:

clique na imagem para ampliá-la

Uma pesquisa pela web mostrou que existem diversas formas possíveis de se construir um PLE. Não apenas os conteúdos variam, mas também as maneiras de apresentá-los. Como o próprio nome já diz, é totalmente "personal"! ;-)

9 comentários:

  1. Olá Bruna,
    A sua representação visual de PLE ficou clara, objetivo e encantadora.
    Parabéns pelo trabalho.
    Abraços,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna,

    Parabéns pelo seu trabalho! Nos reflete claramente o conceito de PLE e evidencia sua maturidade digital :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna
    Parabéns pelo trabalho.
    Adorei o útimo diagrama, não porque as outras representações não são belas, mas porque achei muito bem feita a categorização das ferramentas.
    Muito bom. Nota dez.


    Uma abraço
    António

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruna! Gostei de seu trabalho, está claro e objetivo.
    Beijos
    Eliane

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna :)

    Muitos parabéns pelo trabalho apresentado. A representação do seu PLE é bastante esclarecedora e objetiva. Este trabalho dá-nos a plena consciência da quantidade de aplicações da Web 2.0 que utilizamos quer no dia-a-dia quer na vida profissional.

    Abraço
    AnaToscano

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruna,
    Entre as ferramentas utilizadas para "descrever" o teu PLE e as agregadas no teu PLE a escolha é igualmente sedutora... porque também é isso que faz a web 2.0... seduzir-nos permanentemente com a novidade, depois a vontade de a partilhar, depois a vontade de construir com ela e com os outros.
    Mais uma vez bem-haja pela partilha e pela tua clara e profunda reflexão. Este é o meu PLE: o que aprendo diariamente com vocês!!!
    Um abraço,
    ana

    ResponderExcluir
  7. Bruna, muitos parabéns pela apresentação!

    Está muito bem esquematizado!

    Beijos,
    Daniela Belo

    ResponderExcluir
  8. Agradeço imensamente a todos pelos comentários agradáveis!! :-)
    Também gostei muitos dos vossos PLEs que vi por aí! É um grande prazer aprender com uma equipe como essa!! Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Muito bom a sua apresentação, ficou muito bem desenhado.

    ResponderExcluir