Anteriormente, divulguei (aqui) a publicação de um artigo meu e do Prof. Dr. Sérgio Leite, sobre minha pesquisa de iniciação científica (A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica), realizada na UNICAMP e financiada pela FAPESP.
Logo após recebermos a notícia da publicação, fomos também solicitados a elaborar um PRESS RELEASE do artigo, que foi igualmente publicado pela Revista de Educação da PUC Campinas (v.19, n.3, 2014). Abaixo, segue o texto, que também pode ser acessado clicando-se AQUI.
Estudo explora a importância da afetividade nas práticas de orientação de pesquisa
Bruna Mazzer Nogueira
Sérgio Antônio da Silva Leite
São inúmeros os estudos científicos na área da educação que se dedicam à relação professor-aluno.
Porém, as práticas desenvolvidas pelos professores orientadores de pesquisa científica e
seus orientandos raramente são objetos de estudo, o que gera uma carência de dados e materiais
sistematicamente formalizados que possibilitem um conhecimento consistente sobre a atividade
de orientar. Assim, entende-se que muitos jovens professores mostram-se despreparados para o
exercício de suas funções de orientação: nesta situação, baseiam-se, unicamente, em suas
experiências prévias como orientandos, segundo dados disponíveis. Neste sentido, baseando-se
na abordagem histórico-cultural, é possível supor que a qualidade do processo de orientação será
fundamental para o tipo de relação que será estabelecida entre o orientando e a prática de
pesquisa.
Atentos a essa questão, Nogueira e Leite desenvolveram um estudo de caso que investigou
práticas que favoreceram não apenas o estabelecimento de uma relação afetivamente positiva
entre a orientadora e a orientanda, mas, sobretudo, que proporcionaram a aproximação entre o
sujeito (orientanda) e o objeto (a pesquisa científica). A análise dos relatos da orientanda
possibilitou a organização de núcleos temáticos evidenciando práticas pedagógicas da orientadora
que tiveram impactos afetivos positivos e que contribuíram para uma mediação pedagógica bem
sucedida, do ponto de vista da orientanda.
A referida pesquisa, realizada como parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo do Afeto da
Faculdade de Educação da Unicamp, teve suas bases teóricas fixadas na área da Psicologia,
principalmente em Vigotski e Wallon, autores de grande importância no estudo da afetividade. Os
dados foram coletados e analisados através do procedimento de entrevistas recorrentes, segundo
a perspectiva da pesquisa qualitativa. Os diversos aspectos da pesquisa, bem como seus
resultados, foram publicados na Revista de Educação da PUC-Campinas, v.19 n.3, 2014, em um
artigo intitulado “A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica”.
O estudo, desenvolvido como pesquisa de iniciação científica, foi financiado pela Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sendo obedecidos todos os cuidados
éticos durante sua execução.
PRESS RELEASE
NOGUEIRA, Bruna Mazzer; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A afetividade no processo de orientação de pesquisa
científica. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v.19, n.3, p.249-259, set./dez., 2014. ISSN 1519-3993.
http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2852
Imagem: http://enterrasolutions.com/media/data-brain1.jpg
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