É com muita alegria que compartilho aqui um artigo de minha autoria, recém publicado na Revista de Educação da PUC-Campinas.
Este é o resultado do trabalho realizado durante minha iniciação científica, realizada em 2013, na Faculdade de Educação da Unicamp, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Leite. Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.
A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica
Bruna Mazzer Nogueira
Sérgio Antônio da Silva Leite
Resumo
O presente texto é baseado em uma pesquisa cujo objetivo foi descrever e analisar as práticas pedagógicas
desenvolvidas por uma orientadora de pesquisa científica, que tiveram impactos afetivos positivos na relação
que se estabeleceu entre sua orientanda e as próprias práticas de pesquisa realizadas. As bases teóricas fixam-
-se na área da Psicologia, principalmente em Vigotski e Wallon. A análise agrupou os relatos do sujeito em
núcleos temáticos relacionados às características relevantes da orientadora e do processo de orientação por ela
desenvolvido. Dessa forma, foi possível identificar os impactos positivos da mediação pedagógica realizada
pela orientadora em relação ao sujeito, com o possível estabelecimento de uma relação afetivamente positiva
entre o sujeito e seu objeto de conhecimento, no caso, a prática da pesquisa. A discussão dos dados obtidos foi
realizada com base na abordagem teórica assumida. A pertinência do estudo se firma na escassez de pesquisas
sobre o tema e no reconhecimento da importância da questão da afetividade nos processos de mediação.
Palavras-chave: Afetividade. Educação. Psicologia. Vigotski. Wallon.
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I'm glad to announce the publication of an article of mine at Revista de Educação da PUC-Campinas.
This is the result of the work developed in 2013, at Faculdade de Educação, Unicamp, together with Dr. Sérgio Leite, a very respected professor and researcher in the educational field.
Affectivity in the process of research supervision
Bruna Mazzer Nogueira
Sérgio Antônio da Silva Leite
Abstract
Based on a survey, the aim of the present paper is to describe and analyze the positive affective impacts of pedagogical
practices developed by the research advisor on the relationship between the advisee and the research practices. The
theoretical framework in the area of Psychology is based particularly on the studies of Vigotsky and Wallon. The analysis
consisted of the subject’s reports on thematic features related to relevant aspects of the advisor and the process of
supervision. Thus, it was possible to identify positive impacts on the pedagogical mediation performed by the advisor in
relation to the advisee, with the possible establishment of an affectively positive relationship between the subject and the
object of knowledge, that is, the research practice. The discussion of the data collected was based on the theoretical
approach adopted. The relevance of the study is due to the scarcity of research studies on the subject and the
acknowledgement of the importance of the role of affectivity in the pedagogical mediation process.
Keywords: Affectivity. Education. Psychology. Vigotsky. Wallon.
The complete article was written in Portuguese language and can be accessed by clicking here.
Referência:
Nogueira, B. M.; Leite, S. A. S. A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica. Revista de Educação PUC-Campinas, v.19, n.3, 2014. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2852
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